quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Conselheiros tomam posse no Conselho Municipal de Assistência Social

Cerimônia de posse contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre trabalhadores e usuários da Política de Assistência Social, representantes da sociedade civil e organizações governamentais.


No último dia 13, das 13h30 às 16h, aconteceu a cerimônia de posse dos conselheiros e conselheiras da sociedade civil e organizações governamentais eleitos para o biênio 2011-2013 do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS Fortaleza). Além da posse, os conselheiros e conselheiras do Biênio 2008-2010 foram certificados pelos anos de atividade junto ao CMAS Fortaleza.






Para o começo da cerimônia, foram convidadas, para a composição da mesa, a Secretária Municipal de Assistência Social Elaene Rodrigues, a Secretária Executiva da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e ex-presidente do CMAS Fortaleza Biênio 2008-2010, Derleide Andrade, a representante da Coordenadoria de Participação População, da Prefeitura de Fortaleza, Teresa Maia, a representante do Fórum Estadual de Assistência Social (FOEAS) Maria Alencar, e a representante do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS Ceará) Maria José Leite.

Para esse biênio, foram escolhidos representantes da sociedade civil. O órgão tem composição paritária e dos quarenta representantes, vinte são do poder público e os outros vinte são membros da sociedade civil.

O mandato dos conselheiros tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado apenas uma vez por igual período.

No primeiro ano de mandato, o desafio do novo presidente será garantir as conferências regionalizadas e a municipal de Assistência Social, já que o CMAS tem como atribuições atuar na formulação da Política de Assistência Social na capital cearense, acompanhar e controlar a execução orçamentária da Política, além de fiscalizar o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) e os órgãos públicos e privados que compõem a rede de serviços de Assistência Social.

Para a Secretária Executiva da Semas, e ex-presidente do CMAS Fortaleza, Derleide Andrade, este é um momento importante para o CMAS, onde o Conselho está em processo de renovação.

Derleide Andrade observou ainda que o CMAS Fortaleza sendo integrado, neste biênio (2011-2013), por um(a) presidente da sociedade civil é um grande passo para a consolidação e fortalecimento do próprio CMAS e da Política de Assistência Social para a cidade de Fortaleza.

A Secretária Municipal de Assistência Social Elaene Rodrigues também destacou a importância do CMAS Fortaleza como um instrumento para o fortalecimento da Política de Assistência Social em nossa cidade.

Durante sua fala, a Secretária Elaene Rodrigues enfatizou as conquistas do CMAS Fortaleza, como a construção das Conferências de Assistência Social, além da criação dos Núcleos de Participação Popular, tomando como espaços chave, em um primeiro momento, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Elaene Rodrigues finalizou observando que a parceria entre a Semas e o CMAS Fortaleza possibilita uma nova forma de governar e de construir uma sociedade diferente.

Durante a tarde, os conselheiros e conselheiras que participaram do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) durante o Biênio 2008 -2010 também receberam certificação pelos anos de atividades junto ao Conselho.

Logo após, houve a posse dos novos conselheiros e conselheiras que irão ocupar o CMAS para o Biênio 2011-2013.

O evento de posse aconteceu no auditório do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), localizado à Av. Luciano Carneiro, n° 1320, bairro Vila União, e contou com a participação de cerca de 100 pessoas, dentre usuários e usuárias da Política de Assistência Social, integrantes de entidades da Rede Socioassistencial, trabalhadores e trabalhadoras da Política em Fortaleza.

A eleição dos novos presidente e vice-presidente se deu no dia 14, a partir das 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), localizada à av. da Universidade, 3305, Benfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário