sexta-feira, 6 de maio de 2011

Entidades da Rede Socioassistencial recebem certificação

Durante a tarde desta quarta-feira (04), entre às 16h e 18h, cerca de cem entidades participaram da solenidade de certificação pela conclusão do curso “Qualificação da Política de Assistência Social: Elaboração e Execução de Projetos para a Rede Socioassistencial Indireta”. Representantes do poder público e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) também estiveram presentes.

Em meio à solenidade, no auditório do Imparh (Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos), o clima era de dever cumprido. Os presentes, além de receber os certificados, também participaram da formação do último módulo do curso, “Controle Social e as Novas Orientações do Processo de Inscrição e Certificação das Entidades.

A mesa da solenidade de certificação foi composta pela Secretária Municipal de Assistência Social, Elaene Rodrigues; o coordenador de Participação Popular da Prefeitura de Fortaleza, Elmano Freitas, representando a Prefeita Luizianne Lins; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Monica Sillan de Oliveira; o coordenador pedagógico da ONG Artesanato Vocacional Escola, Sr. Adriano Nascimento da Silva, representando os(as) participantes do curso; e a coordenadora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (GSuas), Eliane Carvalho.

Durante sua fala, a Secretária Elaene Rodrigues ressaltou a importância de eventos como este para a consolidação de uma Política de Assistência Social que, segundo ela, tem sido fortalecida principalmente a partir da criação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A Secretária Elaene Rodrigues ainda observou que o projeto político da atual gestão Fortaleza Bela é dar um olhar mais atencioso à população pobre de nossa cidade, sendo a Semas um importante órgão para que isso aconteça.

Elmano Freitas, coordenador de Participação Popular da Prefeitura de Fortaleza, estava representando a Prefeita Luizianne Lins, e também observou que é papel de cada representante das entidades da Rede Socioassistencial que participaram do curso, de levar as informações e conhecimentos adquiridos às suas organizações.

Já o coordenador pedagógico da ONG Artesanato Vocacional Escola, Adriano Nascimento da Silva, destacou a necessidade que as entidades conveniadas tinham de aprender mais sobre elaboração de projetos e prestação de contas junto a órgãos públicos.

Ainda de acordo com Adriano Nascimento, mais que apenas um curso de qualificação, a experiência contou como um espaço de aproximação entre as entidades e o poder público. Segundo ele, algo não tão comum em outros processos, o que demonstrou a preocupação da Secretaria em qualificar e criar uma via de mão dupla entre a ponta e o governo.

Logo após a solenidade, os(as) representantes das entidades participaram de um coquetel no próprio Imparh. O curso é uma idealização da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através da Coordenação de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (GSUAS).

Entre fevereiro e março de 2011, os(as) representantes das entidades conveniadas à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) puderam saber mais sobre a Política Municipal de Assistência Social, sobre a sua contribuição para que ela possa ser fortalecida continuamente em nossa cidade, além de conhecer outras entidades, e entender todo o processo que rege a elaboração de projetos, recebimento de recursos e prestação de contas à Semas pelo recurso recebido.

Fonte: Site da Secretaria Municipal de Assistência Social